quinta-feira, outubro 22, 2009

Emilia

Emilia uma jovem aluna de Medicina italiana da Sicilia, que em Agosto passado conheci, através dum Programa de Intercâmbio, feito nesta Instituição e que tive a oportunidade de receber os vários aunos que fazem este estágio hospitalar nas férias de Verão.
É uma tarefa de que gosto imenso, mas nem todos os anos a faço dado coincidir com o periodo das minhas férias, em boa hora o fiz este ano, assim foi-me possível conhecer a Emilia.


Emilia, 23 anos de juventude, cabelo ruivo, tez branquinha, riso pronto, sorriso de mel, e alegre como o Sol.
A empatia entre ambas foi instantânea, e os dias que estivemos juntas foram muito intensos.
Perguntei imenso sobre o modus vivendi da terra dela, e vice versa.
Ensinei-lhe a seu pedido o nosso português mais essencial, e aprendi um pouco mais de italiano.
Meiga como era, cedo pude mimar a Emilia, e num dos ultimos dias antes de eu ir para férias, sentada no meu gabinete olhou-me e disse-me, que gostaria que em Itália na Faculdade dela existisse uma Luisa.
Despedimo-nos com abraços, risos e frases em italiano e português, que aprendemos e adorámos, e ficou com o meu email.
Há dois dias recebo um email dela, que quando acabei de ler me fez chorar.
A minha Emilia, tinha saudades da "sua Lisboa" como ela referiu e de mim...
No fim de uma aula em que o Prof. comentou ter estado em Lisboa, foi para pc matar saudades minhas escrevendo-me e contando que perdeu o seu pai há 1 mês e que se eu estivesse perto, por certo lhe daria colo, atenção e a faria sorrir.


Fiquei profundamente sensibilizada, e dei conta que na minha vida fui "criando" filhos adoptivos e tenho muitos e esta filha italiana veio pedir o que faço tanto e com prazer:
dar colo.
E na resposta que lhe enviei, dei o meu colo, dei o meu conforto, dei a minha solidariedade... e sinto que queria dar muito mais, mas não sei como.


Nesse dia que a li senti-me especial.

Obrigada Emilia.

To you Emilia a big big Hug!

Luisa

4 comentários:

Simão disse...

Não só filhos mas tb netos...olha p mim aqui :)

======="VÓ Uiza" És a The especial One em versão feminina! ===========

Adoro-te (e tb eu lamento não te ter por perto...

bjs do Simão (e do Mateus)

TERESA NETO disse...

Quanto eu não daria para te ter ao pé de mim nos momentos menos bons da minha vida
Querida fazes.me muita falta
Beijos linda do meu coração
as melhoras da tua nina e um beijo do tamanho do mundo para ti querida amiga
Teresa

Madá Nunes disse...

Há anjos de guarda encarnados. é o teu caso...
Mesmo a distancia, já pude provar do gostinho desse colo, hehe...
muito bom!
beijos!

mjf disse...

Olá!
Luisa, tu és importante para muita gente...
Só te conheço do blogobairro, mas sinto que és daquelas pessoas que só nos faz bem ter por perto:=)))

Beijocas