sexta-feira, maio 23, 2008

Num dia de chuva...



A chuva tem o poder mágico de despertar melancolia nas pessoas.
As nossas emoções ficam aguçadas, receptivas, tensas.
É verdade que estas são cinzentas, como o próprio céu nublado.
Mas são mais intensas, mais prolongadas, mais profundas.

O tempo húmido facilita a introspecção
e faz com que as recordações sejam mais vivas,
mais presentes e mais abundantes.
Particularmente quando estamos sós e sem muito ou nada que fazer.

O ser humano é um ser meteorológico… Acho eu.

Gosto de escrever em dias chuvosos,
com a água simulando uma suave canção de embalar
quando escorre mansamente pelos vidros da minha janela.

Aprecio particularmente a chuva “mansa”,
persistente, contínua, que demora horas consecutivas.

Gosto destes dias chuvosos aos fins de semana,
quando não tenho compromissos fora de casa
e posso ficar a ler, ouvir musica ou a ver televisão,
o que não é o caso de hoje por sinal.

Hoje a caminho do emprego,
o cenário molhado das casas, das árvores e das ruas
teve sobre mim um efeito sedativo, calmante, apaziguador.
O meu sentido de observação ficou mais desperto.

Vi as pessoas a atravessar, apressadas, guarda-chuvas nas mãos,
nas movimentadas avenidas da minha cidade.

O que será que lhes vai pela alma?

Talvez nada. Talvez muito. Talvez tudo...

Quem sabe se não será:

Melancolia...”Dor-de-cotovelo”...Ternura...

Num dia de chuva podemos sentir a poesia mais pura…

Tenham um bom fim-de-semana.

4 comentários:

PjConde-Paulino disse...

Luisa,
A chuva tem o poder de suavizar os sentimentos...

De levar-nos a uma maior introspecção..
Gosto de estar no aconchego e olhar pela vidraça:- Gotas de chuva deslizando na procura de encontrar quem lhe ofereça o aconchego...

um lindo fim de semana.. bjoss

Coragem disse...

Vim agradecer a sua visita tão amistosa ao meu blog.

E aproveito para dizer que partilho da sua opinião sobre a chuva, e o que ela pode transmitir.

Fala de chuva, eu de sol, ambos se podem ligar, nestes dias isso se tem notado.

Gostei das suas palavras e se me permitir irei linkar o seu blog no meu.

Beijinho e agora sim...Bom fim de semana

Lady disse...

Olá PJ
Obrigada pela visitinha e comentário!
E de facto a chuva tem poderes especiais, bem como o Sol.

Daí eu achar que sem duvida o ser Humano é "metereológico:)

Beijinhos

Luisa

Lady disse...

Bom Dia Coragem,

Obrigada por me ter vindo visitar, eu já não passo um dia sem a ir ler, gosto do que escreve como escreve, em suma sabe uma coisa? Acho que tou a começçar a gostar de si:)

Eu já a tinha linkado (desculpe por n ter pedido autorização) mas era a forma mais rápida de ir até ao seu blogue.

Um beijito bem "godo" e boa semana!

Luisa